quarta-feira, 10 de março de 2010

Aulas de Hula

A Dança Havaiana, conhecida como Hula, é uma tradição passada de geração à geração, que remonta do Período Histórico Matriarcal. Ela é a interpretação de um texto poético, logo, o conhecimento do canto, conhecido por mele, é que gera a base para um repértório rico em movimentos, repleto de significados e variações.

No Havaí, ela não é apenas uma dança, mas um estilo de vida baseado numa religião ancestral de seu povo, com cantos e variedades de ritmo, rica em acessórios naturais, totalmente baseada numa Mitologia repleta de lendas, orações e amor à Mãe Natureza. Trata-se de uma dança devocional, que assumiu caráter de performance após a ocupação estrangeira no Havaí.

Cada movimento faz alusão a um elemento natural, desde uma montanha até as ondas do mar, desde sentimentos como o amor e emoções como a raiva humana. Assim a dança é para o povo havaiano, uma reflexão da vida.

Atualmente, na versão para performances em shows, assume conteúdo moderno e estilizado, versão muito utilizada para hotéis e recepção dos turistas no Havaí.

Existem três tipos básicos de Hula:
Hula Kahiko: antiga e devocional, que por sua vez é subdividida em vários tipos;
Hula A'uana: moderna;
Hula Ku'i: mesclagem dos dois estilos.

A Hula é um texto poético coreografado, mas sua adaptação à realidade de cada região fora de seu país, vai além de seu contexto original. Um "kumu hula", mestre de hula, só pode ser formado no Havaí, no entanto, a dança tem sido difundida no mundo todo por profissionais competentes que empenham seus anos estudando os aspectos da língua nativa, os instrumentos e acessórios empregados, trajes, diferenças culturais entre os halaus (escolas), estilos e tipos de práticas da Hula.

6 comentários:

  1. olá gostaria de saber onde posso fazer aulas de hula no rio de janeiro.tenho muito interesse.meu e-mail é giselye.reis@bol.com.br.

    ResponderExcluir
  2. Olá,tudo bem?Gostaria de saber onde fica a academia,gostaria de fazer aulas de Hula,mas não consegui nenhuma academia aqui no RJ!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Você ainda dá aulas? Gostaria de todas as informações como local e dias da aula. Tenho muito interesse em ter aulas de hula! meu contato é vanessadeo2@gmail.com

    Aguardo!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tenho duas saias longas de hula autênticas, compradas na Hula Supplies em Honolulu. Uma é rosa shocking escuro e a outra verde esmeralada, e também tenho apliques de concas, de contas de madeira e de palha nas mesmas cores para decorar as saias. Decidí vendê-las, e se alguém estiver interessada pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail, groeger@globo.com. Estou no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  5. Aloha! Somos um grupo de Dança Havaiana - Hula chamado Hula U´hane Pu´uwai. O grupo formado por alunas de Dança Havaiana da professora Nani Kalani de São Paulo e Jundiaí e pela própria Nani, todas apaixonadas pela cultura havaina em sua forma mais tradicional e pura! Entre em contato com a gente e saiba mais sobre essa cultura tão linda!
    www.facebook.com/hulauhanepuuwai
    www.hulauhanepuuwai.wordpress.com
    hulauhanepuuwai@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. boa noite gostaria de saber se voce da curso intensivo para pessoas de outros estados, eu sou de Florianopolis - Sc. meu e-mail surya.mar@hotmail.com. obrigado

    ResponderExcluir